quarta-feira, setembro 21, 2005

Flexibilidade

O que funciona no Marketing Pessoal é o mesmo que funciona no Planejamento Estratégico das grandes corporações: Ter uma visão; dentro dessa visão, definir suas missão; checar quais as crenças e valores que alimentam – ou não – sua energia; fixar objetivos e metas para construir seu caminho; e, Ter foco, sabendo renunciar. Acrescente a isso tudo, saber lidar com o inesperado. Saber lidar com o inesperado é flexibilidade... Pessoas físicas e jurídicas de sucesso são flexíveis, mutantes, variáveis, conseguem se adaptar as mais diversas situações. Mas, ao mesmo tempo, são capazes de manter seus valores, sua identidade, o sentido de seu papel perante a sociedade, de forma permanente e invariável. Sua metas e objetivos se sucedem em função das variadas configurações, determinadas pelas circunstâncias. Mas, sua visão de mundo e sua missão têm caráter permanente – são algo além dos ciclos de mercado ou dos ciclos das vidas pessoais... O Marketing foi um dos grandes vitoriosos do século 20, por causa de sua objetividade. Acrescente-se a essa qualidade a flexibilidade, e teremos tornado mais claras as condições desse quadro de sucesso.
(texto de Lúcia de Bidart do livro “Marketing Pessoal”)